sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Nossos Pequenos Cidadãos

Por Ana Inês
repórter mãe
de Íris, Davi e Caio


Com cara de brincadeira, mas falando de coisa séria, ontem foi o dia da 2ª Sessão Plenária Mirim da Câmara dos Deputados em Brasília. Pelo menos 400 crianças estiveram no Plenário da Câmara para votar projetos de lei de sua própria autoria. Das 211 propostas enviadas à Casa, três foram votadas e aprovadas por parlamentares de até 13 anos de idade. A idéia da sessão mirim não é fazer as crianças vêem como funciona o Plenário e sim fazê-lo funcionar com as próprias mãos, ou melhor, idéias.

A sessão teve de tudo, inclusive painel eletrônico e composição infantil de mesa diretora para liderar os trabalhos. O primeiro Projeto de Lei aprovado é de autoria de Karinne Souza Mendonça, 11 anos, estudante do 6º ano (5ª série), em Taguatinga-DF. No PL 32/07, Karina defende o direito das crianças não trabalharem e afirma que elas devem ficar na escola, em período integral, com toda assistência à educação, alimentação e saúde.

Cada um trouxe um pouco de sua realidade e por isso Mallena Nogueira Lira, 13 anos, aluna do 8º ano (7ª série) no município de Iracema, no Ceará, propôs sobre a proibição de paus-de-arara como transporte escolar, o que ainda é bastante comum nos rincões brasileiros. O PL 64/07 foi o segundo a ser votado e aprovado em plenário lotado. Já a deputada mirim Larissa Nicolau Fernandes trouxe o PL 12/07 aprovado por 301 votos a favor da igualdade de direitos perante a Lei para cidadãos comuns, políticos, juizes e promotores. Larissa tem 12 anos e é aluna da 5ª série em Belo Horizonte - MG.


As notícias do parlamento mirim, os jogos e as informações apresentadas a nossos pequenos cidadãos podem ser acessados no Portal do Plenarinho. O interessante das matérias é que elas trazem diversos assuntos de maneira bem simples - tem até um dicionário para explicar algo que parece mais complicado para o universo infantil, como o próprio ceonceito de política. O Portal é ótimo para aprender, ensinar, levar à sala de aula e discutir em casa. Íris (foto) se diverte e aprende muito quando entra no plenarinho e se sente a própria parlamentar.

Um comentário:

Graça Graúna disse...

Ana: você sabia que eu tenho alunos e alunas la no Agreste que usam o pau de arara como transporte escolar? Fico impressionada com a luta de todos e os respeito muito por isso. Adoro meus alunos e alunos e farei o máximo para ajudá-los; não é facil enfrentar a estrada noturna num pau de arara.Eita Brasil!