quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Nossos Pequenos Acadêmicos

Por Ana Inês
repórter mãe de Íris, Davi e Caio





O Escolar - Van Gogh, 1890, óleo sobre tela, 63,5 x 54 cm.
Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, Brasil

Assim como na licença-poética, dada aos renomes da literatura, fazemos uso do que podemos chamar de licença-materna para dramatizar “um pouquinho só” o início das aulas de nossos pequenos acadêmicos. Mas, dramas e “papelões” à parte, ainda bem que a visão que temos da vida escolar de nossos filhos hoje, não é mais tão chocante quanto a impressão de Van Gogh ao retratar O Escolar - jovem estudante, filho de seu amigo carteiro Roulim.

Embora os pequeninos chorem “só um pouquinho”, como comentou Caio sobre sua insegurança nesses primeiros dias de aula, admito que a escola de nossos filhos é hoje um ambiente rico em expectativas, até mesmo pela novidade de uma aula de música, capoeira, dança, inglês, filosofia, xadrez...

Por um lado, Caio (em sua timidez dos 3 anos) hora se enaltece com a mochila nas costas e o uniforme formoso e, hora, demonstra medo dos próprios amiguinhos nos atritos e “mordidas comuns”. Mas, o ano letivo já figura cores alegres, de mudança e uma certa dosagem de independência. Para nossos pequenos estudantes, a nova rotina é assimilada na hora do lanche, da brincadeira com massinha de modelar e no momento de se soltar no parquinho de areia.

Para os maiores, o auge está no entusiasmo do reencontro entre amigos. Hoje Davi (7 anos) acordou falando do sucesso que fez seus próprios desenhos de super-heróis ilustrando as capas dos cadernos de produção de textos. Íris já está com todo o pique: acorda pronta para dar aulas (e palestras inteiras, se deixar!) sobre tudo o que aprendeu nesses poucos dias.

Um comentário:

Bárbara e Ellen disse...

Bom Dia Ana... Muito bom ter me "achado"... Pois é, a escola... A minha pequena no auge dos seus 4 anos, oscila entre querer ir, e o não ir... Mas no geral, ela ta curtindo muito, principalmente a parte da robótica... Tem dias que acho que é mto pra cabecinha dela, outras, acho que está na hora sim dela já começar, visto que a cabeça aprende mais rápido justamente pela pouca idade, resumo, vivo em confilto com a minha única filha...
Amei seu blog, posso te linkar???
E obrigada pelo recado no meu...
Beijos e uma ótima quata - feira!!!

OBS: O site que aparece é meu antigo blog, vou sempre postar o novo, tá...
http://barbaraguarei.zip.net