segunda-feira, 24 de março de 2008

Semana da Água

Por Ana Inês
Repórter mãe de Íris, Davi e Caio


Hoje pela manhã o Plenário da Câmara dos Deputados parecia uma grande sala de aula. Uma sessão solene abriu a Semana da Água e, além de parlamentares e representantes do poder público, foi contemplada por uma parcela importante da sociedade: crianças e adolescentes, alunos do ensino fundamental e médio de algumas escolas do DF e de Goiás.

Mesmo com toda a cerimônia de uma sessão plenária e com um tema tão abrangente a se expor, não havia como passar despercebida a presença dos quase 200 jovens (entre 6 e 18 anos de idade) que entusiasmaram inclusive os discursos dos próprios deputados na tribuna. Convidada pelo presidente da Câmara, Arlindo Chináglia, a Compor a Mesa junto às autoridades, a estudante Nina Barroso, 11 anos - que estava entre os amigos da Escola das Nações no plenário - timidamente dizia que estava ali apenas para fazer uma apresentação do coral de sua escola em homenagem à Água. Mas, segundo o deputado Jorge Khoury, representante da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, “são as crianças, a razão principal deste evento, de toda a nossa luta e da busca cada vez maior do desenvolvimento sustentável do nosso País”.

Ali, bem ao meu lado, outra mãe: Cláudia Martins, mãe de Daniel e Natália, registrava o momento tão pomposo para os filhos - quem sabe futuros atores naquele palco de representantes do povo? “Eu? Sou apenas uma mãe!”, disse toda empolgada por poder acompanhar os filhos no passeio da escola.
Novamente lembrei de mim mesma... ah! Por que não levei os meninos (Íris, Davi e Caio) para me acompanharem no trabalho e participarem daquele passeio histórico-cultural?

Pensando bem, mesmo que lembre deles o tempo inteiro enquanto estou fora de casa (principalmente em momentos tão expressivos como esse), preciso separar o joio do trigo, aprender a tirar as amarras do cordão umbilical. Mais do que para eles, sinto que nesse momento é importante pra mim. E o assunto, que era água, preservação do meio ambiente, sustentabilidade dos recursos hídricos e consciência ecológica e econômica virou outro tema de maternidade...inevitável carreira de mãe!

Nenhum comentário: